O que é a Constelação Familiar Sistêmica de Bert Hellinger

 A Constelação Familiar Sistêmica foi desenvolvida pelo psicoterapeuta Bert Hellinger, e é considerada uma Terapia Complementar.

Hellinger, nascido na Alemanha em 1925 e falecido em 2019, foi soldado, estudou Filosofia, Teologia, Pedagogia, trabalhou como missionário por 16 anos na África do Sul, e após sua saída na década de 60, iniciou seus estudos em Fenomenologia, Terapia Primal, Análise Transacional, Hipnoterapia Ericksoriana, PNL e Dinâmicas de grupos. A soma de toda sua experiência como missionário, atendendo famílias e lecionando, juntamente com seus estudos de métodos terapêuticos resultou na Familienaufstellen ( Colocação do Familiar) , traduzido para o português como Constelação Familiar Sistêmica.

Sua abordagem terapêutica leva em consideração o Todo (sistema familiar atual e ancestrais) e não somente as partes (membros da família).Tem foco na solução de conflitos transgeracionais, nos fatos e nas pessoas, não busca culpados e não faz julgamentos.

Segundo Bert Hellinger , somos influenciados por padrões comportamentais, emocionais e físicos, transmitidos aos longo de gerações. Existe segundo ele, uma “consciência de clã” ou “ consciência coletiva” que afeta os membros de uma mesma família. Mesmo que de forma inconsciente, os membros de uma família ficam conectados à doenças, problemas com vícios, drogas e depressão, dentro outras questões. Essa conexão é chamada de Lealdade Invisível e é estabelecida com nossos antepassados, de geração em geração, até que um membro da família quebre o padrão de comportamento presente. A Lealdade Invisível (repetição de padrões familiares) é uma forma inconsciente de honrarmos nossos ancestrais.



Uma sessão de Constelação Familiar Sistêmica pode ser realizada em grupo ou individualmente, online ou presencialmente.

O papel do Constelador é identificar as dinâmicas familiares ocultas presentes naquela sessão que estão bloqueando o cliente em sua vida pessoal, profissional, social, financeira, etc. Cabe ao constelador propor intervenções para a resolução da questão apresentada. Ao trazer as questões para um nível consciente, o cliente e todo seu sistema familiar pode experimentar alívio emocional profundo e um novo olhar para a vida.

Os benefícios de uma sessão de Constelação Familiar Sistêmica são: compreensão da origem de seus conflitos, soluções e resultados rápidos para questões emocionais, físicas, melhora nos relacionamentos interpessoal, auxílio na descoberta de sua missão de vida, dentre outros.

Os resultados são sentidos não só pelo Constelado/Cliente como por todas da família.

Hoje as Constelações Familiares estão presentes nas empresas, Tribunais, área educacional, no Sus ( Sistema Único de Saúde), hospitais, ou seja sua aplicação não se restringe somente a questões pessoais.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem